No segundo episódio do podcast “Conversas com IED”, abordamos um tema essencial: o brincar na Educação Infantil. Nossa coordenadora Francine Rocha explica como essa atividade vai além da recreação e é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
Brincar é a maneira como as crianças exploram e compreendem o mundo. Através das brincadeiras, elas desenvolvem habilidades como resolução de problemas, criatividade, e interações sociais. Francine destaca que, na Educação Infantil do IED, o brincar está presente em todas as atividades, com a orientação e intenção pedagógica dos professores.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis objetivos principais para a Educação Infantil, muitos dos quais estão diretamente ligados ao brincar. Essas atividades são cuidadosamente planejadas para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Mesmo as brincadeiras livres na escola têm um propósito educativo, sendo orientadas para favorecer a autonomia e independência das crianças.
O brincar também integra outras áreas do conhecimento, como matemática e linguagem, de forma natural e significativa. Por exemplo, em uma atividade de “mercadinho”, as crianças aprendem sobre números, letras, e até educação financeira de maneira lúdica.
A avaliação na Educação Infantil, como explicou Francine, é contínua e formativa. Em vez de notas, os professores observam o progresso das crianças e ajustam suas estratégias para incentivar o aprendizado em cada fase do desenvolvimento.
Este episódio reforça a importância do brincar como uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
Leia também: