A Importância do Brincar na Educação Infantil

No segundo episódio do podcast “Conversas com IED”, abordamos um tema essencial: o brincar na Educação Infantil. Nossa coordenadora Francine Rocha explica como essa atividade vai além da recreação e é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.

Brincar é a maneira como as crianças exploram e compreendem o mundo. Através das brincadeiras, elas desenvolvem habilidades como resolução de problemas, criatividade, e interações sociais. Francine destaca que, na Educação Infantil do IED, o brincar está presente em todas as atividades, com a orientação e intenção pedagógica dos professores.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis objetivos principais para a Educação Infantil, muitos dos quais estão diretamente ligados ao brincar. Essas atividades são cuidadosamente planejadas para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Mesmo as brincadeiras livres na escola têm um propósito educativo, sendo orientadas para favorecer a autonomia e independência das crianças.

O brincar também integra outras áreas do conhecimento, como matemática e linguagem, de forma natural e significativa. Por exemplo, em uma atividade de “mercadinho”, as crianças aprendem sobre números, letras, e até educação financeira de maneira lúdica.

A avaliação na Educação Infantil, como explicou Francine, é contínua e formativa. Em vez de notas, os professores observam o progresso das crianças e ajustam suas estratégias para incentivar o aprendizado em cada fase do desenvolvimento.

Este episódio reforça a importância do brincar como uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, essencial para o desenvolvimento integral das crianças.

Leia também:

O que um bebê aprende e desenvolve aqui no Berçário do IED?

Confira outras postagens do Colégio IED

A escola é um lugar para o estudante aprender habilidades de vida e habilidades acadêmicas

Um lugar para descobrir o mundo. Como as crianças descobrem o mundo na Educação Infantil?

Conversas com o IED: episódio 1 – O que é o Sociointeracionismo e como é colocado em prática no IED?

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp