Quando o processo de ensino-aprendizagem é bem sucedido, o aluno consegue atrelar esses conhecimentos à sua realidade. Mas como podemos fazer isso?
De acordo com o dicionário, uma coisa significativa é algo que consegue exprimir uma informação ou ideia de maneira clara. Dessa forma, o que seria aprendizagem significativa?
A Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel em 1963. Ela ocorre quando um aluno aprende a partir do que já sabe. Ou seja, um conhecimento específico, existente na estrutura de conhecimentos de um aluno, permite dar significado a um novo conhecimento. Ou melhor, é quando, em sala de aula, uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios e relevantes para o aluno, procurando deixar um novo conteúdo claro para ele.
Nesse processo, a criança ou o adolescente consegue ampliar o seu conhecimento, relacionando com algo que já sabia, assim, atribuindo novos significados ao que está aprendendo.
Confira: Para além dos conhecimentos acadêmicos
Por que colocamos a aprendizagem significativa em prática aqui no IED?
Escolhemos colocá-la em prática aqui no IED seguindo a nossa proposta pedagógica, facilitando a aprendizagem e retenção dos conteúdos. Confira:
- Um dos objetivos da aprendizagem significativa é estimular e favorecer o aprender e o “reaprender”;
- Ajuda que os conteúdos já estudados e aprendidos não sejam esquecidos rapidamente, e sim retidos por meio da associação com outros conteúdos;
- Caso um conteúdo seja esquecido, há maior facilidade para recordar do assunto;
- Gera interesse por parte do aluno no novo conteúdo, evitando a frustração tanto do educador quanto dos alunos, por não estarem aprendendo e conseguindo fazer com que o aluno entenda o conteúdo;
- Estimula discussões em sala de aula, permitindo que os alunos expressem suas ideias e ouçam as perspectivas dos colegas, enriquecendo a compreensão de todos e incentivando a construção conjunta de significados.
Leia também: Convivência: o que ela ensina?
Mas, como podemos fazer isso?
A aprendizagem significativa pode acontecer de duas formas:
- Recepção: a informação é entregue ao aluno na sua forma concluída.
- Descoberta: o estudante é responsável por desvendar o conhecimento a ser adquirido, utilizando seus próprios recursos para isso.
Por isso, existem 3 tipos de aprendizagem significativa:
- Aprendizagem Representacional:
Ela envolve a conexão entre objetos e símbolos. Essa ligação entre o novo e o antigo permite que o aprendizado seja ancorado em um contexto familiar, tornando-o mais acessível e significativo.
Estratégias Práticas:
- Use exemplos do cotidiano para ilustrar conceitos abstratos;
- Estimule a criação de analogias que relacionem o novo conteúdo a situações conhecidas;
- Incentive os alunos a compartilharem suas próprias experiências relacionadas ao tema em estudo.
- Aprendizagem Conceitual:
Na aprendizagem conceitual, os conceitos são identificados através de símbolos ou signos que capturam padrões recorrentes em eventos, situações ou características. No entanto, a verdadeira aprendizagem significativa emerge quando o processo vai além da mera atribuição de nomes a objetos. Ela envolve a exploração das essências subjacentes aos símbolos.
Estratégias Práticas:
- Comece com a apresentação do conceito central e, em seguida, explore suas ramificações.
- Utilize mapas conceituais para visualizar as interconexões entre os diferentes elementos.
- Aprendizagem Proposicional:
A aprendizagem proposicional é um processo que envolve a compreensão dos significados contidos em grupos de palavras cuidadosamente combinadas para formar proposições ou sentenças, envolvendo a compreensão de declarações lógicas e relações de causa e efeito.
Distingue-se pela sua complexidade, já que requer a integração de representações e conceitos para construir ideias-âncora e moldar proposições coerentes, assim, incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de raciocinar de forma lógica.
Estratégias Práticas:
- Apresente aos alunos declarações lógicas e peça que identifiquem suas implicações.
- Estimule debates e análises críticas de diferentes proposições.
Como aplicamos aqui no IED?
Desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, buscamos aplicar a Aprendizagem Significativa de forma adaptada a cada segmento. Como por exemplo, na Educação Infantil e Anos Iniciais, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas ou nos Anos Finais e Ensino Médio, por meio de conversas e discussão dos conteúdos.
Saiba mais no vídeo, feito pelos nossos professores e disponível no nosso Instagram.
Confira outros conteúdos: