Materiais digitais: por que é importante inseri-los na educação?

Com benefícios e impactos nos alunos, o material didático digital, seja como apoio ou recurso principal, pode ampliar as experiências de aprendizagem. Você sabia?

Já temos a tecnologia presente em nossas vidas há algum tempo e, algo que antes parecia estranho, hoje se tornou comum e presente no nosso dia a dia. Afinal, com o uso adequado e sem excessos, o que ela proporciona tem a capacidade de facilitar – e muito – a nossa rotina.

Mas, como podemos incluir a tecnologia também na escola, facilitando os processos do dia a dia e ampliando a aprendizagem dos alunos? Isso é o que iremos abordar no texto a seguir.

Tecnologia na escola

Lidamos com uma geração em que as crianças já nascem e crescem inseridas na tecnologia, conhecidos como nativos digitais, e precisamos nos adaptar a essas demandas. Aqui no IED, acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, achamos importante incluí-la nas atividades, nas aulas e até em lições de casa.

O material didático, além de ser uma fonte confiável de conteúdos que serão trabalhados, é também apoio para as práticas dos educadores, com o intuito de facilitar a aprendizagem.

Ele também tem o papel de ajudar os alunos a alcançarem os objetivos de aprendizagem delineados no currículo. Mas e o material didático digital, como ele pode nos ajudar?

Benefícios de um material didático digital

O uso de materiais didáticos digitais permite:

• maior engajamento dos alunos, despertando o interesse e retendo a atenção, uma vez que é mais dinâmico e interativo;
  • possibilidade de aprender de forma prazerosa e divertida, com quizzes, apoiada por recursos de realidade virtual, por exemplo;
  • maior facilidade de acesso a materiais que podem ajudar a contextualizar e complementar o aprendizado;
  • mais flexibilidade, uma vez que pode ser acessado de qualquer lugar;
  • a possibilidade de avaliar o aprendizado do aluno de forma mais assertiva e consistente;
  • conteúdo atualizado, uma vez que há mais facilidade para realizar alterações de acordo com o que está acontecendo no mundo.

No IED, para o ano letivo de 2024, escolhemos implementar o uso do material didático da Geekie One, em que a tecnologia é inserida de forma gradual de acordo com os segmentos.  Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o material didático é impresso e a plataforma digital é utilizada como uma expansão das experiências de aprendizagem, sempre orientando as práticas das professoras. Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a plataforma digital é o material principal, mas ainda há o material físico como suporte complementar. Já no Ensino Médio, a plataforma digital  é o material principal.

Na escola, faremos uso destes recursos sempre com intencionalidade pedagógica, de acordo com as atividades propostas. Além dos benefícios da implementação de um material didático digital citados, também temos ganhos em termos de educação digital e uso consciente das tecnologias.

Impactos das crianças e adolescentes

Aqui no IED, acreditamos que a escola é um espaço para desenvolver o indivíduo de forma integral, estimulando as habilidades necessárias para a vida para além do desenvolvimento acadêmico. Assim, utilizar a tecnologia na escola abre portas para ensinar sobre a mesma e o universo digital com responsabilidade e conhecimento.

Aproximando os alunos da tecnologia dentro de sala de aula, é possível entender o quanto conhecem e como utilizam a mesma, mostrando o que devemos ou não fazer na internet e redes sociais, por exemplo. Ou seja, contribuindo diretamente para a Educação Midiática e para o Letramento Digital.

Afinal, todos nós, hoje em dia, consumimos dezenas ou até centenas de conteúdos por dia. Estamos cercados por informações e notícias, oriundas de diversos canais. Será que as crianças e adolescentes sabem reconhecer quais informações são importantes e verdadeiras? Aqui entra a importância da Educação Midiática na escola, estimulando a reflexão e desenvolvendo o senso crítico.

Já o Letramento Digital é a capacidade de compreender, interpretar e desenvolver habilidade de leitura e escrita no cenário tecnológico, sendo muito importante, uma vez que a tendência é que as inovações tecnológicas continuem crescendo.

Assim, compreender o ambiente digital é fundamental. E nós, da equipe IED, estamos preparando nossos estudantes para o futuro profissional e para lidarem com as tecnologias e recursos digitais que surgirem.

Confira também:

Confira outras postagens do Colégio IED

Por que é importante atualizarmos o jeito de pensar em educação?

Por que acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa?

Volta às aulas no IED!