Qual é a importância da participação da família na comunidade escolar?

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Você já ouviu essa frase? Neste texto, vamos abordar sobre o que é a comunidade escolar e qual a importância dos pais e responsáveis atuarem  de forma ativa nela.

É no dia a dia, na comunidade escolar, que acontecem as vivências, as trocas de opiniões e ideias construtivas entre família e escola, visando o desenvolvimento dentro de sala de aula, mas, principalmente, para a vivência em sociedade.

Comunidade escolar: o que é e quem faz parte dela?

A comunidade escolar é o elo entre todas as pessoas envolvidas na formação. Ou  seja, os profissionais que atuam na escola, os pais, responsáveis e familiares, os professores e educadores e, também, os alunos.

Essa conexão desempenha um papel muito importante para o desenvolvimento de diversas habilidades como a autonomia, segurança e comunicação das crianças.

Por que a participação dos pais e responsáveis é tão importante?

Nós já sabemos que escola e família devem ser parceiras, afinal, o objetivo de formar cada um dos alunos de forma integral é o mesmo. No entanto, por que a participação ativa dos pais e responsáveis dentro da escola é essencial para o resultado dessa formação? Vamos abordar esse assunto a seguir.

Leia: Acabou a licença maternidade, e agora? Babá, avós ou berçário?

Benefícios da parceria entre família e escola

Para a escola

  • Ambiente educacional mais acolhedor

 As experiências dos pais com os seus filhos, em casa, quando compartilhadas com a escola, podem tornar o dia a dia e a rotina da criança mais tranquila, desde a alimentação até às atividades, uma vez que permitirão conhecer aquela criança de forma mais profunda também.

  • Melhoria na Comunicação

A participação ativa dos pais facilita a comunicação entre a escola e as famílias, contribuindo para o entendimento mútuo das expectativas e metas educacionais e promovendo uma parceria construtiva.

  • Construção de uma comunidade escolar mais forte

A participação dos pais contribui para a formação de uma comunidade escolar coesa. Isso cria um senso de apoio e colaboração não apenas entre escola e aluno, mas também com outros pais e responsáveis, essenciais para superar desafios e promover um ambiente de aprendizado positivo.

Para a família

  • Maior conhecimento do dia a dia das crianças

Os pais que participam ativamente têm uma compreensão mais profunda do currículo e das atividades escolares, permitindo que ofereçam um apoio maior em casa. Então, ao participar de eventos escolares, reuniões e atividades, os pais desenvolvem uma compreensão mais profunda do ambiente educacional em que o seu filho se encontra. Isso permite uma interação mais informada e construtiva com os professores e demais profissionais da escola.

Para os alunos

  • Melhora no desempenho escolar e estímulo

Com o diálogo entre a instituição de ensino e os responsáveis, fica mais fácil  entender quais as dificuldades e o que pode ser melhorado para que o processo de aprendizagem do aluno seja mais produtivo. A presença dos pais, muitas vezes, acaba por motivar os alunos, demonstrando que a educação é uma prioridade compartilhada  entre a escola, os pais e eles próprios.

  • Criação de um ambiente positivo

A participação dos pais contribui para a criação de um ambiente escolar positivo, uma vez que a presença familiar promove um senso de segurança e pertencimento, importante para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Leia também: Aprendizagem significativa: por que colocamos em prática no IED?

Por que a parceria entre escola e família é necessária?

Ao reconhecer os benefícios da participação dos pais na escola, abre-se um caminho para uma colaboração mais efetiva e um ambiente educacional mais enriquecedor. Pais, alunos e escola formam uma parceria necessária para o sucesso não só acadêmico, mas também social e emocional, construindo alicerces sólidos para o futuro.

Confira também:

Confira outras postagens do Colégio IED

Por que acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa?

Volta às aulas no IED!

Como seu filho é bilíngue no IED?

Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp