Por que acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa?

Afinal, o que é aprendizagem significativa e colaborativa?

• Aprendizagem Significativa

A aprendizagem significativa transforma o processo pelo qual os alunos atribuem significado ao conhecimento, relacionando com experiências vividas, contribuindo para a formação e aplicação do pensamento crítico, indo além da memorização do conteúdo.

Assim, a partir de atividades práticas que envolvem os conteúdos e o cotidiano, os alunos adquirem informações de forma mais ativa, dentro e fora da sala de aula.

• Aprendizagem Colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia educacional que se destaca pela interação e pela participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Ela tem como base a ideia de que o conhecimento é construído de forma coletiva, a partir de conversas, troca de experiências e opiniões.

Dessa forma, tem como propósito a partilha de vivências, o espírito colaborativo e o envolvimento dos alunos, dando a eles o papel de protagonistas nesse processo.

Leia também: Convivência: o que ela ensina?

Em resumo, a aprendizagem significativa e a aprendizagem colaborativa se unem ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, promovendo a interação, o comportamento ativo e a construção compartilhada do conhecimento. Ao combiná-las, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem dinâmicos e eficazes, em que os alunos não apenas adquirem conhecimento, mas também desenvolvem habilidades, como a colaboração, o pensamento crítico e a autonomia.

O que é desenvolvido com essa abordagem?

Nós acreditamos numa aprendizagem colaborativa e significativa pois sabemos que, com ela, os alunos conseguem desenvolver diversas competências e habilidades que serão essenciais para o futuro. Como por exemplo:

• Criatividade

Ao desafiar os alunos a pensarem além dos limites convencionais, permitindo a discussão e conexão de ideias e a aplicação prática dos conhecimentos, ela os inspira a buscar soluções inovadoras, preparando-os para os desafios do futuro.

• Conexão entre teoria e prática

Ao integrar os conteúdos à realidade dos alunos, a aprendizagem significativa estabelece uma conexão mais tangível entre teoria e prática. Isso resulta em um maior engajamento nas atividades escolares, proporcionando uma experiência educacional mais significativa e relevante para os estudantes.

• Melhor e maior aprendizagem do conhecimento

Ao trabalhar em grupo e interagir com os colegas, os estudantes têm maior facilidade para assimilar o conteúdo e atribuir-lhe significado. Enquanto os alunos discutem com seus colegas sobre o tema da aula, planejam em grupo e debatem a melhor forma para resolver problemas, eles estarão fortalecendo a aprendizagem.

• Preparação para o mercado de trabalho

Todos nós já dependemos do trabalho em equipe para desempenhar nossas funções de maneira eficaz. Portanto, é crucial que desde cedo as crianças e adolescentes aprendam a colaborar com os colegas, respeitando diferentes ideias e sendo parceiros.

• Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

As atividades em grupo e a troca de informações desempenham e oferecem uma excelente oportunidade para os alunos aprimorarem suas habilidades socioemocionais, que são fundamentais para o crescimento saudável, como por exemplo a empatia, a comunicação, o respeito e a autoconfiança.

Como fazemos aqui no IED?

Queremos construir uma sociedade mais atuante e saudável, por isso, nosso processo de ensino e aprendizagem é baseado na linha pedagógica Sociointeracionista, em que o aluno adquire o conhecimento por meio da interação com outras pessoas. Por isso, na prática, nossos alunos vivenciam experiências que a produção de projetos proporciona.

Além disso, respeitamos a individualidade do aluno, levando-o a refletir sobre os conteúdos escolares, para que ele seja capaz de atuar de forma autônoma em tomadas de decisões e resolução de desafios e conflitos.

Queremos formar pessoas capazes de pensar em soluções, com boa comunicação, pensamento coletivo e empreendedores. Por isso, temos um time de educadores qualificados, engajados e comprometidos a propor aulas diferenciadas, que estimulem o desenvolvimento dessas habilidades.